[1] O filósofo espanhol José Ortega y Gasset, que se dedicou seriamente, entre outras coisas, à problemática do aprendizado, escreveu que: "o estudante é a pessoa a quem a sociedade a imposto a obrigação de se interessar em coisas que, na verdade, não lhe interessam".
Você se surpreendeu?.
[2] Você já pensou que as matérias chamadas de ciências e oferecidas em nossas escolas, institutos e também em nossas universidades, poderiam não ser verdadeiramente isso?. Resulta que nessas matérias se oferecem não o que é uma ciência, mas se, os resultados daquela ciência, e essas são coisas muito distintas.
[3] Imaginação: imagine um menino que nunca olhou para o mar (essa idéia parece estranha mas faça o esforço); ainda mais, que nem se quer foi noticiado da palavra "mar"; que nunca viu nenhuma foto, nem nenhuma referencia do mar. Nessa situação, teria algum sentido pretender que o menino aprenda a nadar no mesmo dia que olha para ele pela primeira vez?. Nossas disciplinas de ciências são como esse mar para aquele menino. Qual é o sentido de oferecer fórmulas, definições, teoremas e leis a quem não tem nem noticia do "mar" das ciências?. Uma matéria de introdução às ciencias, do tipo "historia das ciências", é fundamental numa etapa previa ao oferecimento formal dos resultados das ciências.
[4] Os conceitos aprendem-se experimentalmente, ou seja, fazendo experimentos!. Quer pegar o conceito de logaritmo?, então desenhe numa folhe muitos pontos, muitos; a seguir escolhe um desses pontos e faça uma circunferência (de raio arbitrário) em torno dele. Logo, conte o número de pontos dentro dessa circunferência. Então expresse o número de pontos como uma potência do raio do circulo... esse é o conceito de logaritmo!. Mas, se você apenas escreve as fórmulas: Log(X)_b=A e b^A=X, só esta escrevendo símbolos, que vão adquirir algum significado quando você entende o que esta fazendo. Quer entender o significado das probabilidades?, então vai para frente!, jogue moedas no ar!!.
[5] Você tem noticia do espín das partículas, conceito que alguns físicos inventaram nos anos 1920 para explicar certo fenômeno físico. Mas, de outro lado, pode ser lido nos livros que o espín é uma propriedade das partículas; então, se não são feitas as devidas aclarações, os estudantes na escola poderiam acreditar que podemos inventar (livremente) as propriedades das partículas ...
[6] O físico alemão Albert Einstein, quem não tinha por costume falar coisas insensatas, diz uma vez que: "a única coisa que prejudica meu aprendizado é a minha educação"...
Bulnes
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